RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e o CPQD apresentaram no dia 22/1, detalhes sobre a chamada que busca startups com soluções em redes de acesso de rádio abertas no País. As inscrições para o programa vão até o dia 15 de fevereiro. A gravação do webinar está disponível nesse link.

O principal objetivo é selecionar as startups que trabalham no desenvolvimento de aplicações 5G ou que possam se beneficiar da tecnologia. O coordenador de P&D da RNP, Daniel de Arêa Leão, destacou que as interessadas devem atender aos requisitos do Marco Legal das Startups. Além de estar em dia com obrigações tributárias e trabalhistas, a startup deve possuir receita bruta registrada nos últimos 12 meses de até R$ 16 milhões – ou declarar ausência de receita. Além disso, o CNPJ das interessadas deve ter até 10 anos de inscrição.

Verticais

A RNP e o CPQD destacaram algumas das verticais de interesse para os projetos. São estas:

  • Educação;
  • Telecomunicações;
  • Cidades Inteligentes;
  • Indústria 4.0;
  • Saúde e medicina;
  • Entretenimento e mídia;
  • Agricultura, agritech e afins.

Apesar da lista acima, o programa é aberto para outros temas. “Se por um acaso a sua startup não estiver alinhada com essa linha temática, não tem problema. Vocês podem submetê-la e ela será avaliada e [pode] ser contemplada”, explicou o coordenador de P&D da RNP, durante evento com startups nesta segunda-feira, 22.

Benefícios

O processo de admissão dos projetos será dividido em duas etapas: avaliação da proposta e entrevista. Uma das principais exigências é que a startup disponha de um MVP (minimum viable product). Isso envolve a apresentação de um protótipo funcional de solução e um modelo de negócios “ao menos conceitual”, conforme explicado pela RNP e o CPQD.

As selecionadas receberão até R$ 100 mil e terão acesso à plataforma de testes baseada em Open RAN para validar soluções. Além dos terminais de experimentação (com celulares 5G, óculos de realidade virtual e aumentada, por exemplo), as startups contempladas receberão treinamento para a utilização das tecnologias do testbed e acesso ao ecossistema de inovação do CPQD e da RNP. Em contrapartida, devem fornecer feedbacks para melhoria e evolução da plataforma.

Os projetos também receberão acompanhamento de coordenador de P&D para a orientação do trabalho – de modo que as startups possam atingir as metas propostas. Por fim, as entidades mencionaram o “demoday” – no qual as startups terão a oportunidade de apresentar as soluções no testbed para representantes das instituições e demais interessados na solução.

Confira o cronograma

ATIVIDADE INÍCIO TÉRMINO
Lançamento da chamada 15 de dez. 2023
Inscrições 15 de dez. 2023 15 de fev. 2024
Avaliação 15 de fev. 2024 31 de fev. 2024
Divulgação dos resultados a partir de 7 de abr. de 2024
Startups contratadas até 1° de jun. 2024
Execução 1° de jun de 2024 31 de nov de 2024
O cronograma pode sofrer alterações

*Com informações de Teletime