O programa OpenRAN@Brasil anuncia o lançamento de uma nova versão de sua blueprint, uma imagem de máquina virtual pronta para uso que simplifica significativamente o desenvolvimento de aplicações para Open RAN. A versão anterior, blueprint v0, fornecia um ambiente básico para o desenvolvimento e teste de xApps, baseado no Release H do Near-RT RIC, a mais recente versão da O-RAN Alliance Software Community (OSC). No entanto, a blueprint v0 não permitia o envio de mensagens de controle de rádio.

Agora é lançada a blueprint v1, a qual inclui um simulador da interface E2 para habilitar a comunicação entre xApps e rádio. Além disso, disponibilizamos xApps de exemplo que interagem com o rádio. A blueprint v1 já está disponível para download, com versões compatíveis com os sistemas de virtualização Xen e VirtualBox. Novas blueprints, incorporando mais elementos do sistema Open RAN (como suporte para o desenvolvimento de rApps), serão lançadas ao longo de 2024.

Esta versão da blueprint foi desenvolvida pelo Grupo LABORA, do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG), em colaboração com equipes da UNISINOS, UFPA e UFRJ.

Para acessar a nova versão da blueprint, visite o seguinte link: https://github.com/LABORA-INF-UFG/openran-br-blueprint