O Open RAN continua a revolucionar o cenário das telecomunicações, impulsionando a inovação e a evolução das redes de acesso por rádio. Três paradigmas têm impulsionado esse avanço: a desagregação, a softwarização e abertura dos componentes. Esses elementos não apenas transformam a maneira como as redes são projetadas e operadas, mas também abrem espaço para uma maior flexibilidade, eficiência e interoperabilidade. 

A desagregação e a abertura dos componentes são essenciais para o Open RAN. Enquanto as RANs tradicionais se caracterizam por serem sistemas monolíticos, em outras palavras, soluções proprietárias geralmente compostas por apenas um único fornecedor, que carecem de interoperabilidade com componentes de outros vendedores, a abordagem de desagregação transformou esse cenário.

Ao separar hardware e software e estabelecer padrões abertos para as interfaces dos componentes, as operadoras passaram a ter a capacidade de escolher e implementar diferentes fornecedores de hardware e software de forma independente, dessa forma promovendo a concorrência e a interoperabilidade. Essa mudança não só abre espaço para uma concorrência mais saudável no mercado, mas também facilita a atualização e o desenvolvimento contínuo das redes, acelerando o ciclo de inovação e reduzindo os custos de manutenção. 

Por meio da desagregação, a softwarização emerge como uma das pedras angulares do Open RAN, uma vez que os softwares podem ser executados em hardware de propósito geral. Essa abordagem oferece uma flexibilidade sem precedentes na implantação e escalabilidade das redes, uma vez que é viabilizada utilização de diversas tecnologias, como: uso de clouds, virtualização e orquestração dos componentes da RAN. Com isso, a softwarização permite um desempenho otimizado, onde recursos podem ser dinamicamente alocados e controlados automaticamente.  

Essas tecnologias-chave estão impulsionando uma mudança de paradigma na arquitetura das redes de telecomunicações, tornando possível a criação de redes mais flexíveis, eficientes e ágeis. O Open RAN está abrindo novas oportunidades para a indústria, estimulando a inovação e promovendo a adoção generalizada de tecnologias de próxima geração. 

Fontes Consultadas: 

 Revisado por: Daniel de Area Leão Marques (Coordenador de P&D – RNP)