O desenvolvimento de aplicações Open RAN, chamadas de xApps e rApps, depende da instalação e configuração de diversas ferramentas que incluem orquestrador de carga de trabalho (i.e., Kubernetes), repositório de contêineres (i.e., Docker Registry), arcabouços de desenvolvimento (e.g., Framework for Python xApp development), dentre outras. Apesar da ampla documentação, a preparação do ambiente consome tempo significativo, especialmente de usuários iniciantes. Nesse contexto, o programa OpenRAN@Brasil lança uma solução que facilita enormemente aos interessados em desenvolver aplicações para Open RAN.

A solução está no formato de uma blueprint (que pode ser acessada nesse link) e consiste em imagens pré-construídas de máquinas virtuais que contém todo ambiente de desenvolvimento pronto para ser utilizado. A primeira blueprint é baseada no Release H do Near-RT RIC, o mais recente da O-RAN Alliance Software Community (OSC), oferecendo as ferramentas necessárias para a criação de xApps. Esta blueprint já se encontra disponível para download, com versões para os sistemas de virtualização Xen e VirtualBox. Novas blueprints, com mais recursos (por exemplo, simulador de RAN e suporte para desenvolvimento de rApps), serão lançadas em 2024.

Ilustração dos recursos da Blueprint v0 acima. O OpenRAN@Brasil Blueprint v0 é uma imagem de máquina virtual contendo um ambiente já instalado e configurado para desenvolvimento e teste de xApps no Near-RT RIC implementado pela Open-RAN Software Community (OSC). Também são fornecidas imagens para instalação da VM usando Virtual Machine Manager e VirtualBox.

A blueprint foi desenvolvida pelo Grupo LABORA, do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG), em colaboração com as equipes da UNISINOS, UFPA e UFRJ.