Representantes do OpenRAN@Brasil estiveram presentes, entre os dias 8 e 10 de outubro, no Mobile World Congress 2023 (MWC), em Las Vegas. O evento apresentou as tendências mais recentes em conectividade e inovação móvel, além de providenciar importantes oportunidades de networking com grandes empresas na área de telecomunicação.  

Na oportunidade, estiveram presentes o coordenador de projetos Lucas Bondan (RNP), o pesquisador Henry Rodrigues (INATEL) e o coordenador técnico Gustavo Lima (CPQD), este último acompanhando a comitiva do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que foi convidada pelo governo americano para comparecer ao evento.  

Dentre outros desdobramentos da participação no evento, destacam-se as reuniões com potenciais fornecedores de componentes para a criação da O-RU 5G do OpenRAN@Brasil, a possibilidade de ver in loco soluções desenvolvidas por diferentes empresas com similaridade à solução vislumbrada pelo programa e também o conhecimento obtido através da participação nos diferentes painéis e seções técnicas do evento.  

“Além disso, o OpenRAN@Brasil foi convidado pela AMD/Xilinx, uma das principais fornecedoras de componentes para o projeto, para demonstrar o protótipo de O-RU 5G em eventos futuros assim que estiver funcional, algo que irá potencializar a visibilidade do programa”, informou Lucas Bondan. 

O MWC é um dos maiores eventos de tecnologias de comunicação da América do Norte, que representa a indústria de comunicações sem fio local – desde operadoras e fabricantes de equipamentos até desenvolvedores de aplicativos móveis e criadores de conteúdo.