Programa OpenRAN@Brasil foi apresentado no evento da rede acadêmica norte-americana, o Internet2 Technology Exchange, que este ano, foi realizado de 18 a 22/9, na cidade de Minneapolis (EUA).

A apresentação ocorreu no dia 20/9, na trilha de “Research Engagement”. Na ocasião, o líder da meta 6 (Disseminação e Divulgação) do programa, Lucas Bondan, detalhou o escopo do Programa OpenRAN@Brasil, explicando cada uma das suas fases e os pilares do programa: (i) disponibilizar um ambiente open RAN para pesquisa, desenvolvimento e inovação; (ii) fomentar pesquisa, desenvolvimento e inovação nas tecnologias envolvidas com open RAN; e (iii) capacitar mão-de-obra qualificada para implantação e uso de open RAN no Brasil.

Segundo Bondan, os resultados do Programa, por se basearem em código aberto, serão compartilhados com a comunidade global. “Temos sim essa intenção, inclusive de disponibilizar os códigos junto aos repositórios das iniciativas internacionais das quais fazemos parte”, informou. “As comunidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em open RAN poderão integrar o programa por meio das chamadas para Grupos de Trabalho e para startups, que fomentam o avanço tecnológico nessa área de conhecimento”.

Saiba mais sobre o evento na página da Internet2.