O minicurso “Desagregando e Softwarizando as Redes de Celulares e o Programa OpenRAN@Brasil” será realizado no dia 9 de agosto, entre 14h e15h30 e 15h30 às 17h, no âmbito da Jornada de Atualização em Informática (JAI) no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) 2023. O público-alvo são pessoas que tenham o interesse ou estejam relacionadas à pesquisa e/ou desenvolvimento de soluções para OpenRAN e SDN, bem como na construção de ambientes experimentais (Testbed) necessários para avaliar tais soluções. 

Ministrado pelos pesquisadores Fernando Farias (RNP), Fuad Junior (CPQD), Vitalii Afanasiev (CPQD), Christian Rothenberg (UNICAMP), Antônio Abelém (UFPA) e José Rezende (RNP), o minicurso será basicamente teórico, apresentando os principais conceitos, motivações e desafios que estão levando, tanto a indústria quanto a academia, a investir em pesquisa e desenvolvimento em OpenRAN (Open Radio Access Network).  

As soluções que estão abrangendo a evolução do OpenRAN, tais como: interfaces, arquiteturas, protocolos, serviços, entre outros que servirão de suporte para consolidação do conceito, também estarão em pauta. Além disso, o curso vai apresentar o programa OpenRAN@Brasil.  

O minicurso é voltado para alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores, profissionais de operadora de telefonia, telecomunicações e institutos de ciência e tecnologia, além de interessados nas áreas de redes de computadores, Internet do Futuro, Redes Definidas por Software (SDN), OpenRAN, Inteligência Artificial, (IA), Aprendizagem de Máquina (ML), e Automação e Orquestração.  

As inscrições para participação no minicurso já estão abertas no Sistema SBC ECOS. Para participar, é preciso estar inscrito no CSBC.