O OpenRAN@Brasil realizou, no dia 18 de abril, o segundo workshop técnico para a indústria.  O evento teve como objetivo apresentar a visão geral e demonstração de tecnologias relacionadas ao programa, como o controle de Redes Passivas Ópticas definidas por software e de Redes Ópticas DWDM. O encontro aconteceu de forma virtual e teve a presença de representantes das empresas Lenovo, Datacom, Huawei, Vivo, TIM, ANATEL, Oi, NEC, entre outras. O workshop teve cerca de 50 participantes.

Em março deste ano, a RNP lançou a primeira chamada pública do programa destinada ao setor acadêmico para que sejam formados grupos de trabalho que vão cooperar no desenvolvimento do testbed do OpenRAN@Brasil. O objetivo é avançar no desenvolvimento e na adição de funcionalidades e tecnologias do ambiente de testes.

O OpenRAN@Brasil faz parte do Programa Prioritário em Informática (PPI) Internet Avançada. É uma parceria da RNP com CPQD, Inatel e Instituto Eldorado. O programa também envolve pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Assista aqui a gravação do workshop.