Nos dias 19 e 20 de março, foi realizado o III Workshop de Formação em Redes Abertas, encerrando as atividades da Fase 1 do Programa OpenRAN@Brasil. O evento reuniu representantes da academia, do setor industrial e de provedores de acesso à internet com o objetivo de mapear e priorizar ações que estimulem a capacitação de profissionais em tecnologias emergentes voltadas às redes abertas. 

No primeiro dia, os participantes acompanharam apresentações institucionais sobre o programa OpenRAN@Brasil, seguidas por palestras de Jean Correia (CPQD), representando a indústria, e Lucas Lucho (Gigalink), trazendo a visão dos Provedor de Serviços de Internet (ISPs). A programação incluiu uma dinâmica prática para validação e priorização das principais demandas de formação, considerando as perspectivas de cada setor envolvido. O segundo dia foi dedicado a sessões de cocriação, onde os participantes discutiram, de forma colaborativa, estratégias para superar os desafios identificados ao longo dos encontros. 

O III Workshop marca o encerramento de uma série de atividades realizadas durante a primeira fase do programa OpenRAN@Brasil. Para as próximas etapas, estão previstas a consolidação dos aprendizados obtidos e a implementação de ações práticas em articulação com novos parceiros e instituições interessadas em fortalecer o ecossistema de redes abertas no Brasil. 

Encerramento da Fase 1 do OpenRAN@Brasil 

No dia 21 de março, ocorreu o evento de encerramento da Fase 1 do programa. A programação incluiu uma abertura realizada por Iara Machado e Alberto Paradisi. Na sequência, equipes do CPQD e da RNP compartilharam suas experiências, resultados alcançados e a arquitetura das soluções desenvolvidas ao longo desta etapa. Além disso, foram abordados os avanços alcançados pelos grupos de trabalho e startups participantes. O evento encerrou com uma apresentação sobre os desafios enfrentados e as perspectivas para as próximas fases do programa.  

“Após três anos de trabalho, alcançamos resultados significativos, embora ainda haja muito a ser explorado. Ter contado com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a parceria do CPQD foi fundamental, e agora seguimos com a expectativa de expandir ainda mais essa iniciativa na Fase 3. Nosso foco é garantir que esses avanços cheguem à sociedade, ampliando o testbed e tornando as soluções desenvolvidas mais acessíveis e aplicáveis para empresas, pesquisa e academia. Espero seguir contando com todos nessa próxima etapa”, destacou a diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Iara Machado.  

O diretor do CPQD, Augusto Paradisi, agradeceu o apoio do MCTI e ressaltou o impacto positivo do programa: “O OpenRAN@Brasil pode repercutir muito positivamente para a indústria nacional, operadoras e as soluções para a sociedade. Agradeço a parceria multi-institucional com a RNP, que se estende a outros projetos, e às universidades. Essa colaboração na fase 1 foi fundamental para que as fases 2 e 3 fossem possíveis.” 

Assista o vídeo do evento: