O I Workshop de Formação em Redes Abertas: Mapeamento, Diagnóstico e Propostas, realizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) nos dias 17 e 18 de dezembro de 2024, no Windsor Florida Hotel (Rio de Janeiro), reuniu participantes de diversos setores para discutir estratégias e necessidades na formação de profissionais para redes abertas no Brasil. 

O professor do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Cristiano Bonato, abriu o Workshop reforçando o papel da RNP como articuladora de inovações. “Estamos trabalhando para conectar conhecimento e prática, garantindo o desenvolvimento sustentável das redes abertas no Brasil”. 

O evento, que contou com uma programação diversificada, começou com a apresentação do programa OpenRAN@Brasil, conduzida pelo coordenador de P&D da RNP, Daniel Marques, e sessões que abordaram experiências em redes abertas programáveis na academia, tendências em Open RAN no setor de telecomunicações e desafios da indústria para suprir a demanda por conhecimento especializado.  

A diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP, Iara Machado, o diretor de Estratégia e Mentoria de Negócios do CPQD, Alberto Paradisi, e o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, e o professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), Antônio Abelém, estiveram no evento.   

No primeiro dia, painéis liderados por especialistas como Professor Adjunto do Departamento de Informática da Universidade Federal do Espírito Santo (DI/UFES), Magnos Martinello, e o presidente da empresa de consultoria Teleco, Eduardo Tude, e o CEO da TelcoWeb Alex Ingles, exploraram casos práticos e consolidaram pontos relevantes, enquanto dinâmicas interativas, como o uso do Kahoot, promoveram engajamento entre os participantes. 

Já no segundo dia, o foco foi a construção colaborativa de propostas, com dinâmicas facilitadas pela consultora da RNP Lisandra Pereira. As atividades incluíram rodas de discussões, onde os participantes abordaram temas centrais, e a criação de cartazes que sintetizaram as conclusões dos debates. Essa abordagem baseada em Design Thinking facilitou o alinhamento entre as diferentes perspectivas da academia, governo e mercado.  

O encerramento foi marcado por uma sessão de feedback, onde os participantes compartilharam suas impressões e reforçaram a importância de dar continuidade às iniciativas discutidas.